As velas são fundamentais para a celebração de um aniversário. Mais do que um item decorativo, são elas que animam e incentivam o início do famoso “parabéns para você…”, que conhecemos muito bem.
No entanto, as tradicionais velas de chama quente podem apresentar alguns riscos, especialmente em ambientes com crianças, animais ou objetos inflamáveis. Por isso, é nesse contexto que a Popper decidiu trazer mais segurança e inovação para as celebrações de aniversários com velas de chamas frias.
As chamas frias são encontradas nas nossas velas fontanas, sendo aquelas que oferecem um efeito de chama + faíscas sparkles.
Mas não se engane: nem todas as velas fontanas são produzidas com chamas frias.
Então, para ter certeza que está comprando uma vela desse tipo, busque as velas da Popper. Como estão ilustradas abaixo:
Mas, afinal…
O que são velas com chama fria?
Segundo o artigo dos cientistas J.A. Barnard e A. Watts no publicado no site “ScienceDirect“:
“Enquanto em uma chama comum as moléculas se quebram em pequenos fragmentos e se combinam com o oxigênio, produzindo dióxido de carbono (isto é, queimar), em uma chama fria, os fragmentos são relativamente grandes e facilmente se recombinam uns com os outros. Portanto, muito menos calor, luz e dióxido de carbono são liberados; o processo de combustão é oscilatório e pode durar muito tempo. Um aumento típico de temperatura após a ignição de uma chama fria é de algumas dezenas de graus Celsius, ao passo que é da ordem de 1000 °C para uma chama convencional.”
Ou seja, diferente da chama convencional, as chamas frias produzem uma reação química que libera menos calor, luz e CO². Por isso, apesar de ser intensa, não causa queimaduras em contato com a pele.
Interessante, não é?
Veja, na prática, como funciona as nossas velas: